
O Município de Maputo situa-se no extremo sul do país e ocupa uma superfície de 346, 77 Km2 incluindo os Distritos Municipais KaTembe e KaNyaka . É limitado a Oeste pelo Vale do Infulene, a Este, pelo Oceano Índico, a Sul pelo Distrito de Matutuine e a Norte pelo Distrito de Marracuene.
Entre 1980 e 1988, a cidade de Maputo incluía a cidade da Matola, formando o Grande Maputo, com uma área de 633 km2.
Fundada em 1782, na forma de feitoria com o nome de Lourenço Marques, em 1877 foi elevada a vila, e em 1887 passou a ostentar a categoria de cidade através de um Decreto do Rei de Portugal. Em 1898 tornou-se a capital da colónia portuguesa de Moçambique. A partir dos anos 1940/50 e, sobretudo ao longo dos anos 1960/70, a cidade expandiu-se comercial, industrial e residencialmente, beneficiando do crescimento económico e investimento que a colónia sofreu naquela época.
A cidade passou a designar-se Maputo depois da Independência Nacional, uma decisão anunciada pelo então Presidente Samora Machel em 1976 e formalizada em 13 de Março do mesmo ano. O nome provem do Rio Maputo, que marca parte da fronteira sul do país.
A cidade também foi conhecida por outros nomes, tais como Baía da Lagoa, Xilunguíne ou Chilunguíne (local onde se fala a língua portuguesa), Mafumo, Camfumo ou Campfumo (do clã dos M’pfumo, o reino mais importante que existia nesta região), Delagoa e Delagoa Bay, sendo esta designação mais conhecida internacionalmente pelo menos até aos primeiros anos do Séc.XX.
A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem desde 1980 o estatuto de província, não devendo, no entanto, ser confundida com a província de Maputo que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, exceptuando a cidade de Maputo.
A autarquia de Maputo é dirigida desde Novembro de 1998 por um Conselho Municipal, órgão executivo colegial, constituído por um Presidente eleito por voto directo para um mandato de cinco anos e por vereadores por ele designados. O governo é fiscalizado por uma Assembleia Municipal, composta por membros também eleitos por voto directo. (In Manual de Acolhimento e Integração do Conselho Municipal de Maputo)