Skip to content Skip to footer

Nova Biblioteca Municipal de KaNyaka abre as portas à comunidade

O novo espaço cultural do distrito municipal de KaNyaka, localiza-se no bairro Noge, no recinto da Escola Primária Completa de Noge.

O Conselho Municipal de Maputo, por meio dos Serviços Municipais de Bibliotecas e Arquivos, vai abrir brevemente, a nova biblioteca municipal de KaNyaka, cuja inauguração está marcada para o mês de novembro, entre os dias 12,13 e 14, aquando da realização Festa do Livro de KaNyaka. O novo espaço possui um acervo de aproximadamente 2.000 títulos e vai contar com projectos culturais voltados aos usuários de todas as idades.

A sala anexa, adaptada para receber o acervo de livros, obras especiais e jornais, disponibiliza, também, serviços de acesso à consulta, área específica para literatura, sala de estudos e pesquisas, além de acesso gratuito .

Inicialmente, a expectativa é de atender 350 leitores, e, em longo prazo, 1.500 leitores, em vários segmentos, tais como, orientação e pesquisa, empréstimos domiciliares, projectos de contação de histórias, oficina de leitura, feiras temáticas, rodas de conversa literária, lançamentos de livros e outros.

A biblioteca municipal de KaNyaka, vai ser montada com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura na comunidade de Ilha de Nhaca, onde irá se desenvovlver as mesmas actividades realizadas na rede das bibliotecas municipais localizadas no continente.

A directora dos Serviços Municipais de Bibliotecas e Arquivos, Cristina Manguele destaca a importância desta obra:

“Em primeiro lugar, estamos a criar um equipamento de cultura, de lazer e de educação, aberto a pessoas de todas as idades. Esta “sala de leitura” será um espaço onde todos se vão sentir bem e onde vão gostar de estar, porque segue elevados padrões de qualidade bibliográfica e irá disponibilizar actividades variadas. Temos a certeza de que os ilhéus vão ficar orgulhosos e satisfeitos até porque vai situar-se numa escola e assim ganhará nova vida”, referiu.

Crsitina Manguele salienta, também, a importância do investimento público nesta fase marcada pela pandemia COVID-19: “a biblioteca é um dos espaços mais importantes de uma instituição de ensino em particular e da comunidade no geral. Procuramos estruturar com muito cuidado o mobiliário, os equipamentos e o acervo para atender à comunidade interna/externa da escola e com investimentos como este estamos a dar um contributo para a superação das dificuldades que todos vamos enfrentar”, concluiu a directora municipal.

Localizada no coração do bairro Noge, junto a escola, a nova biblioteca municipal de KaNyaka vai permitir melhor fruição dos serviços e do vasto espólio existente, bem como o enriquecimento do património da ilha e da cidade de Maputo.

  1. Nhaca , estudante da Escola Secundária de Nyaka-Sede, olha com muita expectativa a abertura do novo espaço. “Às vezes ficava muito dificil ir a biblioteca, exigia deslocar-se a Inhaca-sede ou atravessar para a cidade de Maputo e dificultava muito os estudos. Agora com a biblioteca perto de casa, ficará tudo facilitado, é bem melhor”, disse ele . “Agora também podemos circular pelo acervo bibliográfico, o que facilitará bastante a pesquisa” afiançou.

Por seu turno, o professor da Maguingue Gaspar Nhaca, da Escola Primária Completa Inhaca-Nkalane, assegura que ter uma biblioteca na ilha da Inhaca, significa “ desenvolvimento principalmente na área da educação para os alunos tanto para os professores. É também um ganho para a comunidade, visto que terão um centro recursos para várias consultas” e acrescentou “ os serviços de educação e cultura, irão observar um grande ganho, no que concerne ao encurtamento de distâncias para os alunos da E.P.C Noge, visto que eram obrigados a deslocarem-se a Inhaca-sede para as pesquisas e a biblioteca permitirá o aprofundamento das matérias por parte dos estudantes e professores ”, concluiu.

Em Novembro, o Conselho Municipal de Maputo,no âmbito do seu compromisso com a formação de leitores,vai realizar a Festa do Livro de KaNyaka, cujo objectivo é de popularizar o livro tornando-o um instrumento de acesso à informação e ao conhecimento, o exercício da cidadania, incentivando a leitura em todas as suas possibilidades por meio de obras literárias e diálogo com autores.

Para Izidro Mapanga, técnico pedagógico da direcção distrital da Educação e Cultura, que olha para o empreendimento cultural como um ganho inestimável para a ilha de Inhaca e assevera que “ a biblioteca municipal tem uma importância elevada na medidade em que irá permitir a cada municípe do nosso distrito a prática da leitura e consolidação de diversos conhecimentos e está de parabéns o Conselho Municipal de Maputo por esta acção que engrandece o nosso distrito municipal de Inhaca”, avançou.

Prosseguindo o técnico pedagógico, enaltece a implantação do empreendimento cultural, como um factor primordial de uma das maiores mudanças estruturais da ilha “ a redução do percurso dos munícipes a procura desse tipo de serviços, vai aumentar o ânimo pela leitura e um dos grandes desafios é a manuntenção da própria bilbioteca, conservação livros”, afirmou Izidro Mapanga.

A biblioteca Municipal de KaNyaka reúne um conjunto de serviços característicos deste tipo de equipamento, como a consulta e empréstimo domiciliário de livros e de revistas, bem como a consulta do fundo Local, além de facilitar o acesso a salas para apoio a projectos da comunidade local.

O espaço vai incluir acções como animações de leitura e grupos de leitura.

O projecto assenta numa organização dos diferentes espaços, para que seja possível o funcionamento da Biblioteca em horários e eventos alternativos, tornando-a num equipamento público mais versátil e capaz de oferecer mais à comunida

"Os ganhos são muitos, a destacar a facilidade de acesso de material de consulta, a contribuição na melhoria das competências de leitura e escrita dos alunos. O distrito terá um espaço para a consulta de vários materiais, um espaço apropriado para estudo, pesquisa e também uma sala para desenvolver competências, habilidades de saber estar e ser."
Titos Augusto Bata,
Director-adjunto da Escola Primária Completa Inhaca Noge
"De salientar que o distrito que o distrito ja tinha uma biblioteca para os alunos da escola secundária. Assim, com a implantação de outra para o distrito, certamente poderá impulsionar a cultura, sobremaneira na area literária. Quando as mudanças que a biblioteca trará na formação de leitores no distrito, serão de âmbito social, cognitivo e formação pessoal."
Celestino Alberto Victor
Professor da Escola Secundária Geral Inhaca-Sede
"A abertura da biblioteca municipal de KaNyaka significa crescimento para o aluno, podendo consolidar alguma matérias de leitura, melhorar os hábitos de leitura e escrita, trará um avanço significativo em termos de consulta de alguns conteúdos e poder passar o tempo em coisas valiosas."
Anastância Carmona
Professora da Escola Primária Completa Inhaca Malhangalene
"A existência da biblioteca no distrito, as crianças e alunos em geral, desenvolverão o gosto pela leitura, para além de consultar diversas obras. Um dos grandes desafios na minha óptica, é a falta e cultura de leitura na parte dos alunos e a sociedade em geral. No concerne aos ganhos, poderá nascer o gosto pela leitura e escrita de obras literárias, tendo como base a disponibilização das obras na biblioteca. Ademais , é um valor acrescentado, visto que , o individuo que tem gosto pela leitura, automaticamente é um cidadão culto e isto trará mais valia para a própria ilha."
Jaime Afonso Mboene
Professor da Escola Primária Completa Mandende

Leave a comment