Skip to content Skip to footer

Casa de Ferro

A casa de Ferro é uma obra de origem Belga, encomendada nos finais do século XIX. Actualmente, a casa de Ferro, situa-se quase em frente do Jardim Tunduru. É um dos edifícios que devido à sua longa existência e história que transporta desde os primórdios da dominação estrangeira portuguesa e considerados edifício histórico.

A casa de Ferro, foi armada chapa a chapa com o objectivo de servir de residência do Governador-Geral de Portugal em Moçambique e devido ao problema de aquecimento, este não chegou a residir nela.

Em 1892, instalou-se nela, provisoriamente, o Tribunal Judicial, para no ano seguinte (1893), ser entregue as irmãs de caridade que instalaram um colégio para meninas pobres. Em 1910, foi extinto este estabelecimento revertendo a posse do Estado e a casa de Ferro, em seguida foi entregue a Sociedade de Instrução e Beneficência.

Em 1960, a Casa de Ferro, passou a albergar os Serviços de Agricultura e depois foi um Departamento dos Serviços Geográficos e Cadastrais até 1966, altura em mudou de local onde se encontrava instalada. Depois de restaurada e pintada nela se instalou um Museu de Instrumentos Geodésicos e, após a proclamação da independência nacional, o Museu ficou encerado por muito tempo.

Abandonada aparentemente pela Direcção Nacional de Geografia e Cadastro, tempos depois, a casa foi atribuída ao Arquivo Histórico de Moçambique, e actualmente nela funciona a Direcção Nacional de Património Cultural.

Leave a comment